terça-feira, 27 de julho de 2010

Design e Estética Industrial



“A Estética Industrial é o oposto da mania de copiar; nada tem a ver com adornos, floreios e barroquismos. [...] Não se trata de acrescentar uma custosa ornamentação a máquina de lavar, nem esculturas em alto relevo sobre uma peça, mas de obter um produto o mais bem executado possível...” (La Estética Industrial, Denis Huisman, p.5)


Em nosso pensamento, nunca vinculamos indústria com estética; e essa não- relação nos surgiu com a industrialização e a extinção da figura do artesão. E por isso, há quem diga que a padronização da indústria moderna “afeia” os objetos; mas, de certa forma, as tentativas de embelezamento daquelas “padronagens” todas que ainda se vêem por aí, não dão muito certo não. Lembra daquelas máquinas de costura horríveis e enormes cheias de florzinhas estampadas em seu corpo de metal? rs.



Pois é, aquilo ali já passou. Vemos-nos num tempo em que até as “artes e ofícios” estão se mecanizando ou mesmo sendo manufaturados, tomam escala industrial. Como disse Frédéric Rauh: “Só é homem quem vive a vida de seu tempo”. E a nossa época não é artesanal.


Temos então a puro vapor, a Estética Industrial, que nada mais é que a limpeza das formas, a simplificação para conseguir o embelezamento sem adição de elementos supérfluos. É o melhor casamento do útil ao estético. É o funcionalismo.


Falo da beleza, porque ela se põe em mesa sim! Mas, além da beleza das formas, me refiro a beleza do ser útil. A perfeição do objeto se dá a sua adaptabilidade; a fidelidade no cumprimento da função em que foi destinada; ao equilíbrio de forma e estrutura, à veracidade dos materiais utilizados na fabricação, etc. É a arte implicada ao produto.



Isso é Estética Industrial, é o meio termo entre os relógios damasquinados do século XVI e uma máquina de lavar adornada com flores em alto relevo; é a preocupação com o gosto do consumidor, é a vontade de lucrar, claro. Mas é principalmente funcionalidade, e isso é design!




Fonte: HUISMAN, Denis; PATRIX, George. La Estética Industrial (tradução parcial). Editora: OIKOS-TAU.

 

Postado por Carol (Lilo')

segunda-feira, 5 de julho de 2010

FLORES DE TINTA






A série "Flowers" foi criada para a empresa de tintas Boysen, que tem como foco a proteção ao meio ambiente e prevenção da poluição.Este  belíssimo trabalho requer muita  paciência e técnica.Por mais incrível que pareça, essa campanha não teve pós produção com efeitos especiais de computação gráfica e afins.É o resultado de uma combinação de fotos em altíssima velocidade, com luzes estroboscópicas, dispositivos para "espirrar" tinta, chuveiros, misturas e diversas outras artimanhas "bem" reais utilizadas pela fotógrafa G-Nie Arambulo e pela equipe da TBWA/SMP.Um belíisimo trabalho!






Fonte: http://collecta.blogspot.com/2010/06/flores-de-tinta.htm


Por Rafael Bastos

sexta-feira, 2 de julho de 2010

III Bienal de Design

De 14 de setembro a 31 de outubro, Curitiba vai respirar design. Neste período, a capital paranaense recebe a Bienal Brasileira de Design 2010, com o tema “Design, Inovação e Sustentabilidade”.
O evento, de repercussão internacional, pretende refletir sobre como projetar, produzir e consumir bens, satisfazendo as demandas do mundo atual, sem comprometer o futuro do planeta.  a Bienal 2010 vai promover mostras, seminários, fóruns, workshops, ações educativas, interativas e culturais paralelas.
Serão apresentados 63 projetos de produtos, reunidos a partir de indicações de professores universitários de todas as regiões do Brasil.


Na Bahia, foram selecionados 5 projetos.Edileno Capistrano Filho com o projeto ''Desembaralho da Tipografia Brasileira (UFBA)'', juntamente com a ''Bibliocicleta (UFBA)'' do nosso amigo “Guto”, Augusto Gabriel de Jesus Leal; o ''Alicate Bicuda (UNEB)'' de Cícero Neves Villas-Boas; a ''Bolsa de Praia Confeccionada com Sacolas (UNEB)'' de Ana Kelly Araújo dos Reis, Vicente Santana de Jesus Neto e Gilson R. Cotrim; e o ''Sanitário Ecológico Universal (UNEB)'' de Natália Gomes e Raoni de Araújo Tapparelli.






Fonte:http://www.bienalbrasileiradedesign.com.br/bienal2010/?page_id=87
material indicado por Carolina Barreto(Lilo)