Com um estudo inédito no Brasil, dez pesquisadores de design de móveis descobrem aspectos inexplorados na criação brasileira de mobiliário e fazem lançamento nacional na Movelpar.
“Achamos que sabemos o que o consumidor brasileiro quer. Mas na verdade, sabemos apenas o que se vende”, diz o designer e consultor Senai/RJ, Bernardo Senna. Esse é o problema discutido no livro “Desejos e Rupturas – Referenciais do Mobiliário”, que teve o lançamento nacional hoje (15) de manhã na 8ª Movelpar – Feira de Móveis do Estado do Paraná, que acontece no Expoara em Arapongas/PR até o dia 18 de março, das 13 às 20 horas. O livro contou com a participação de técnicos de dez Estados e faz um estudo fotoetnográfico em 68 residências brasileiras, mostrando a necessidade de pesquisas para embasar a criação de mobiliários.
LANÇAMENTO NA MOVELPAR 2011:LIVRO PESQUISA HÁBITOS DOS BRASILEIROS AUXILIANDO CRIAÇÃO DO MOBILIA
Segundo Neymar Leonardo dos Santos, designer Senai/BA, o método fotoetnográfico surgiu na sociologia e recentemente está ganhando espaço no marketing. Algumas grifes de roupas européias estão fotografando os clientes que entram em suas lojas, para entender melhor seu perfil e evitar erros nas futuras coleções. Um dos objetivos do livro é incentivar o processo de criação a pesquisar mais sobre seu público-alvo, possibilitando designs que tenham mais compatibilidade com a identidade do consumidor.
“O livro não tem a pretensão de chegar a um perfil ideal, inclusive porque a sociedade está em constante mudança de hábitos e preferências. Nossa maior intenção foi demonstrar que esse tipo de pesquisa pode trazer muitos aspectos a serem explorados mercadologicamente e pode gerar diferenciais para a indústria moveleira, desde que ela esteja disposta a ousar um pouco mais”, conclui Neymar dos Santos.
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